RethinkingWorks Logo

Pesquisa de Cenário Blue Santos

Informações Pessoais

1. Considerando o bem estar do cidadão da Baixada Santista, quais são os temas que mais o impactam, escolha somente 4:

Selecionadas: 0/4

2. Considerando o bem estar do cidadão da Baixada Santista e desenhando um futuro de 10 anos, quais dos atributos abaixo deveriam estar 100% contemplados? Escolha somente 4:

Selecionadas: 0/4

3. Quais são as tendências de desenvolvimento social que deverão se passar nos próximos 10 anos e que deverão ter um forte impacto no bem estar do cidadão da Baixada Santista? Escolha somente 4:

Selecionadas: 0/4

A crescente conscientização sobre saúde mental levará a políticas públicas mais robustas, com maior oferta de psicólogos no SUS, campanhas de prevenção ao suicídio e à depressão, e programas nas escolas e no ambiente de trabalho.

Há um movimento crescente para transformar cidades em espaços mais seguros, arborizados e acessíveis a pé e de bicicleta. Essa tendência melhora a saúde física e mental da população urbana e reduz o impacto ambiental.

O acesso remoto à saúde, impulsionado pela pandemia, tende a se expandir, especialmente em áreas rurais ou remotas. Aplicativos de monitoramento da saúde e inteligência artificial auxiliarão diagnósticos, tornando o cuidado mais acessível.

A discussão sobre políticas como Renda Básica Universal e a ampliação do uso de benefícios sociais digitais (via Pix, apps públicos, etc.) crescerá, visando garantir o mínimo de dignidade e estabilidade financeira diante da automação e crises econômicas.

As escolas e empresas tenderão a adotar currículos focados em empatia, autoconhecimento, resolução de conflitos e inteligência emocional – essenciais para uma vida equilibrada e saudável em sociedade.

O acesso e o consumo consciente de alimentos orgânicos, locais e plant-based (à base de plantas) crescerão. Haverá mais políticas contra agrotóxicos e incentivo à agroecologia, com foco no bem-estar físico e no meio ambiente.

Com o aumento da desigualdade urbana, haverá maior pressão social por programas habitacionais inclusivos, regularização fundiária e novas formas de habitação coletiva (como cohousing), visando segurança, saúde e dignidade.

A vida nas grandes cidades e o envelhecimento da população trarão desafios sociais como o isolamento. Serão criadas redes comunitárias, espaços intergeracionais e aplicativos para facilitar laços sociais e o cuidado mútuo.

As novas gerações exigirão ambientes de trabalho mais saudáveis, com equilíbrio entre vida pessoal e profissional, jornadas flexíveis, apoio psicológico e cultura organizacional ética e empática.

Com a popularização da meditação, do mindfulness e de práticas contemplativas, o bem-estar será buscado além do sistema de saúde tradicional, incluindo espiritualidade desvinculada de religiões formais e foco em práticas pessoais de equilíbrio.

4. Quais são ao seu ver os grandes programas que deveriam ser implementados no curtíssimo prazo para satisfazer a sua visão do bem estar do cidadão da Baixada Santista nos próximos 1 anos? Escolha somente 4:

Selecionadas: 0/4

5. Descreva em uma linha como deveria ser em 10 anos a Baixada Santista? O que gostaríamos de deixar para as próximas gerações?